26 de dez. de 2009

Até 2010

O último post de 2009 foi publicado em 23 de dezembro, quando esta blogueira começou a folga de final de ano. 


Contra a clicagem burra voltará a ser atualizado após 4 de janeiro de 2010.


Até lá. 

23 de dez. de 2009

Além do touch screen

Só da ele


Com 350 milhões de usuários, o Facebook está próximo de dominar o mundo. Veja no mapa a distribuição das redes sociais por país. O verde claro representa o Facebook, já o verde escuro mostra a influência do Orkut no Brasil. Detalhe, só no Brasil. 

22 de dez. de 2009

Mais um livro organizado por André Lemos




Já está à venda Comunicação e Mobilidade, novo livro organizado por André Lemos e Fábio Josgrilberg. Editado pela EDUFBA, a obra faz um panorama da comunicação móvel no Brasil. Leia a orelha:

O livro Comunicação e Mobilidade - Aspectos Socioculturais das Tecnologias Móveis no Brasil, organizado por André Lemos (UFBA/CNPq) e por Fábio Josgrilberg (Metodista, SP), oferece ao leitor uma coleção de artigos que traçam um panorama completo e atual da comunicação móvel no Brasil. Os artigos abordam diversas temáticas relevantes para a compreensão complexa do fenômeno, como a relação das tecnologias móveis de comunicação com o corpo, a cidade, a vigilância, a arte, o jornalismo, as mídias locativas e a inclusão digital. Os artigos foram originalmente publicados em inglês na revista eletrônica canadense "Wi - Journal of Mobile Media"  (http://wi.hexagram.ca/), em julho de 2009, e é a primeira contribuição brasileira no campo a ter uma projeção internacional.

A obra está inserida no contexto atual da computação móvel e ubíqua, oferecendo ao leitor uma visão geral do impacto das redes sem fio e dos telefones celulares no Brasil. Escrito pelos mais importantes pesquisadores do tema na área das ciências sociais aplicadas no país, o livro faz uma radiografia das múltiplas apropriações dos dispositivos móveis mostrando a sua influência nas relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Comunicação e Mobilidade é leitura obrigatória para pesquisadores, estudantes de graduação e interessados em compreender os rumos e as perspectivas das tecnologias de comunicação móvel e seus usos no Brasil.

21 de dez. de 2009

notícias com redes sociais



Muito interessante o desenho da página do eBand, portal de notícias da TV Bandeirantes. Ainda que a lógica seja a da página diagramada em colunas, a noção de fazer rede, de integrar plataforma é brilhante.

20 de dez. de 2009

Your YouTube homepage: now with Facebook feeds




Cada vez mais a ordem do dia é compartilhar informação e as redes sociais dão o exemplo: plataformas integradas que permitem postar conteúdo para diversos públicos, como o anúncio do You Tube (permitir acesso ao Facebook). 


Com isso, o que está em jogo agora é como desenvolver sistemas de publicação em redes sociais que não resultem em redundância de conteúdo. O Facebook, por exemplo, permite subir ou gravar vídeos.


De qualquer forma, a associação You Tube/Facebook mostra que o importante é perceber para onde os conceitos estão indo: de portais/sites (final dos 1990) para a noção de fazer rede (final dos anos 2000), de fazer associações, de criar formas de recomendação e engajamento...


meu comentário: E tem gente que ainda está no esquema portal/site/hot site.


A pensar,

18 de dez. de 2009



Muito bom para usar em especiais como, por exemplo, o COP-15.

17 de dez. de 2009

The magazine's digital future


Mag+ from Bonnier on Vimeo.


(via Cristina De Luca, no Facebook)

16 de dez. de 2009

De novo, Ministério da Cultura sai na frente


Vale a pena acompanhar o trabalho do governo federal, especialmente do Ministério da Cultura, em relação ao uso criativo das tecnologias disponíveis para transmissão de eventos.

A coletiva desta quarta discutiu mudanças na atual Lei Rouanet. O jornalista que não está in loco pode entrar no site da transmissão e enviar perguntas.

A decade of tech evolution



via The Guardian

The Top Twitter Trends 2009 for Hashtags


14 de dez. de 2009

Retrospectiva participativa

Excelente idéia a retrospectiva de O Globo que está na rede. O jornal convida o leitor a postar fotos ou vídeos (no You Tube) de suas perspectivas para 2010 e pede retwett e twett com a hashtag #EM2010. 







(Via Cristina De Luca, no Facebook)

12 de dez. de 2009

11 de dez. de 2009

A quem você está conectado?



Basta colocar o seu nome de login no twitter e o mentionmap lhe relaciona às pessoas por meio de hashtags.

8 de dez. de 2009



brief summary
* How Facebook has been used to promote Sydney as a tourist destination, resulting in a 276% increase in working holiday visas applications for Americans

* The popularity of social networks was foreseeable (and foreseen), fulfilling a human desire to connect

* Obama’s election campaign redefined both political fundraising and how social networks are perceived

* In building profitable social networks, there are limits to the advertising model however a range of new models are being explored

(via Trends in the Living Networks)

7 de dez. de 2009

5 de dez. de 2009

Info visualization

Para quem gosta de transformar informação e estética visual, aí vai a dica do Twine: Galeria de mkandlez




3 de dez. de 2009

Lembra da primeira página web?

Não é mais novidade que foi o engenheiro britânico Tim Berners Lee quem nos propiciou o uso da world wide web, no início da década de 1990. No começo deste ano, Berners Lee veio ao Brasil e disse que migramos da cultura da página para a cultura de dados. 

Aí vai um excelente exemplo da cultura da página, a primeira apresentada pelo engenheiro.



(via gisele sayeg)

2 de dez. de 2009

Final report for Digital Arts @ Brazilian Digital Culture Forum

Excelente iniciativa! Este blog orgulha-se replicar o bilhete de Cícero Silva:

"Caros, gostaria de agradecer a todos que se dedicaram ao trabalho de ler, revisar, reler, corrigir, sugerir e debater o texto que agora se torna público para apreciação e sugestões para a área de arte digital. O relatório foi entregue ao Sr. Ministro da Cultura Juca Ferreira no dia 21 de dezembro de 2009 e é uma sugestão para a área realizada pelo Fórum da Cultura Digital Brasileira, uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que coordenaram esse trabalho único e desafiador de realizar políticas públicas para a área da cultura digital utilizando a própria infraestrutura digital. A curadoria de Arte Digital é realizada por mim e existem outros quatro eixos, cada um com seus curadores. Parabéns ao José Murilo Jr, do MinC, pela coragem e espírito desafiador, ao Rodrigo Savazoni, pela confiança e a todos os pesquisadores, artistas, professores, educadores etc etc que colaboraram para que esse documento fosse agora publicado. Foram várias reuniões presenciais sobre Arte Digital, em Belém, na UFPA, na Unicamp, no Mackenzie, em Juiz de Fora, na UFJF e na UFSCAR.


O documento é o que segue e se você tem qualquer dúvida ou sugestão, por favor faça um post para a gente melhorar cada vez mais…"
 
Arte Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira
Digital Arts @ Brazilian Digital Culture Forum

1 de dez. de 2009

Para saber o que eles falam de você


Vem aí Timestamp



Quem disse que as redes sociais são apenas plataformas marqueteiras? Redes sociais são espaços de engajamentos em que é possível fazer arte, escrever e criar associações entre pessoas em torno de um objetivo em comum, e o Streamflow Conditions prova isso. 


Veja a programação do Timestamp, que começa dia 5:


Beginning at 4:35pm MST (sunset) on December 5, 2009, the artists of Streamflow Conditions will perform online for 24 hours through networked writing, live coding, streaming video, or other means.
Each artist will occupy a 4-hour shift, and the schedule is designed to facilitate audiences outside of the artists' individual timezones. Writing or links to activity will be posted to the shared twitter account, "timestampstream" (and intercepted here) and you are invited to follow along and respond.
The performances will end at 4:35 MST on Sunday, December 6.
(via Giselle Beiguelman)