31 de out. de 2008

Los Angeles Times, digital




2002

2000

*Hierarchy of images (yellow), advertising (orange) and editorial content (blue). The small black arrows are links to related content elsewhere within the paper.

De novo, do blog serial consign

"The Times web presence over the ten-year study period is marked by several radical reconfigurations. The paper quickly shifts from an "online placeholder" in 1996, to struggling to develop the front page as a portal through 2002, to the recent reduction of amount of information on the initial page and related integration of advertising and editorial content. It should be noted that Google introduced its contextual advertising model in 2003. "

LM

Los Angeles Times, papel


*Hierarchy of images (yellow), advertising (orange) and editorial content (blue). The small black arrows are links to related content elsewhere within the paper.


"Given that these front pages span 130 years of visual culture, it is not surprising that the information space of the Times has changed considerably. Note that advertising content had all but been removed from the front page by 1925. This shift can be attributed to the (then) emerging journalistic principals that called for the separation of church and state (advertising and editorial content). Conversely, the web developed into a venue open to the exploration of integrated advertising and editorial content".

A pensar. Pra valer,

LM

Feed me

ícones de RSS (grátis) para enfeitar a página
LM

30 de out. de 2008

TouchSmart PC


Um ótimo argumento para abandonarmos o imperativo que virou febre na rede: clique aqui para (...). No PC da HP, o TouchSmart, o design é pensado para o toque e não o clique. Portanto, está mais do que na hora de ser repensado o modo de fazer o usuário interagir com o conteúdo digital.

A pensar,

LM

LM

Notícia com Twitter

Um texto do Publishing 2.0 e replicado no The Editors Weblog explica porque o Twitter deve usado como agregador de notícias nas redações de jornais digitais e não apenas como uma ferramenta para compartilhar contéudo. O Twitter mostra qual é o tema mais importante, quem o acompanha e como repercutiu na rede. Isso significa aumento de tráfego, aferição de acesso em tempo real e maior exposição da marca.

A pensar,

LM

28 de out. de 2008

Choose a player size


A tela de apresentação do slide show multimídia do NY Times dá ao leitor a opção de escolher se quer assistir à exibição na janela atual do browser ou na tela cheia de seu computador. Apesar de alguns televisores permitirem configurar a tela, na rede, essa possibilidade mostra que há produtos sendo pensados exclusivamente para o ciberespaço, com formatos variados.
Mesmo que seja uma remediação ou reconfiguração de outras mídias existentes, trata-se de mais um passo em direção à composição dessa nova mídia, cuja característica tem se desenhado a cada nova proposta.
Uma das características é a base de dados usada na produção do slide show. Serve para complementar o conteúdo e também para fazer busca relacionada.
A pensar,
LM

27 de out. de 2008

Google generation 2

Para não esquecer como pensar um projeto tambén para a web. Esse, coordenado por Mario García é para o jornal La Tribuna. (a versão impressa).

LM

Por Mario García

Serious does not mean boring

I remember my first meeting with La Tribune’s director, Valerie Decamp: it was a lunch at a plush, but quite busy, Paris restaurant. The tall and talkative Valerie, whose newspaper trajectory had brought her to La Tribune from the free newspaper, Metro, knew exactly what she wanted, and how she wanted.

“I want you to make La Tribune very lively, colorful, full of energy, and full of news, analysis, and topics that the readers have not seen elsewhere, that is what I want,” Valerie told me two minutes after we met.

Knowing what the management wants is, indeed, the first step in what you know will be a successful project: a manager who is focused, knows direction, target audiences, and has no preconceived ideas that a “financial daily” has to be boring.

Valerie talks fast, and she wanted the project to move fast.

Fast it was. We began around May, launch of the new-formula La Tribune is Monday, Oct. 27.

Enter the new art director: Eric Beziat
One of Valerie’s most effective moves was to hire Eric Beziat as art director. Together, Eric and I met frequently, both in person and in cyberspace, to create the look that you see here.
Every successful design needs an editor who contributes ideas, and who is sure of what he wants: we found this in La Tribune’s new editor, Erik Izraelewicz.

Google generation


Por Mario García

La Tribune launches today: a new formula, Berliner format for the Google generation

Larger format: At a time when so many newspapers go smaller, La Tribune’s strategy was to go to the Berliner format, from a standard tabloid. I am an advocate of compact, of course, but in this case, the idea is to allow for each of the sections to stand out. “We want to make a dramatic change that is visible to our audience,” Valerie told me as we discussed the larger format.

New branding: Gone is the old La Tribune logo, in the Bordeaux color with white letters. In is a logo with a blue background, but “attached” visually to a navigator to the best “surprise” stories of the day.

New typography: The type combination now involves Verlag in its various weights, but with an emphasis on boldness rarely seen in traditional finance/economics dailies. Chronicle, an elegant serif font, is used as a secondary font, to bring elegance and contrast to each page.

Color palette: We tested orange before we went for blue, but it was decided that it would be good to have blue as the daily color, and orange for Le Journal de Weekend.

Efficient navigation: Perhaps the most reader-friendly element of this rethinking of La Tribune is the Page One navigator, called L’Essentiel, and that is what it is. Borrowed from the highly successful and efficient What’s News from The Wall Street Journal, it summarizes in a few lines, the top stories that are MUST READ for each day.

Advertising innovation: The new La Tribune will experiment with ad positioning. Already many of these ads have been sold ahead of time, including “silent ad” on Page One navigator, plus interesting display of various strategies as shown here.


LM

26 de out. de 2008

As peças estão fora do lugar

"Mais uma vez, pergunto: é difícil? Não creio. Basta ler, reler, ler -e com muita atenção. Do contrário... É isso". Assim termina a coluna do professor Pasquale Cipro Neto na Folha de S.Paulo. O texto faz uma análise crítica da incapacidade de manchetar. Um trecho (imperdível) dá conta de aplicar o mesmo critério à edição nas capas dos portais e jornais digitais.

"Veja este título, posto na primeira página de um site, na semanapassada: "Selton Mello responde ao manifesto contra a nudez de PedroCardoso". Eu estava fora da pátria amada, acompanhando a distância oque se sucedia por aqui. Não sabia que Cardoso se manifestara contra a nudez gratuita no cinema e no teatro. Minha primeira reação foi supor que Cardoso ficara nu e que issocausara escândalos, revoltas, manifestos etc., e que, solidário, Selton Mello saíra em defesa de Cardoso. Resolvi deixar o título de lado e ler a notícia toda. Nada de Cardoso nu, nada de manifesto contra a nudez dele, nada de apoio de Selton a Cardoso. O problema estava no (horroroso) título que eu lera, cujas peças estavam fora de lugar. O que se queria informar exigia que aspalavras fossem dispostas nesta ordem: 'Selton Mello responde aomanifesto de Pedro Cardoso contra a nudez'.

Pela enésima vez, caro leitor, lembro que as palavras devem ser dispostas nas frases com critério, com nexo. Muitas vezes, a ordem dos fatores altera -e muito!- o produto. A parte dos estudos lingüísticosque se ocupa das relações entre as palavras e as orações é a regência. Basta que duas palavras se relacionem para que se estabeleça um mecanismo de regência. "

Íntegra (acesso a assinantes)
A pensar,

LM

Foto + áudio = slide show


Profissionais do Guardian avaliam os 100 anos de fotografia do jornal inglês, no formato slide show, com áudio. Bem, a tevê faz isso. So what?
A pensar,
LM

24 de out. de 2008

Infografia + vídeo

Mario Carnero, do jornal digital Público assina sua primeira infografia com vídeo.

A pensar,

LM

Sobra palavra, falta edição

O NY Times estreou nova página de vídeo. Fundo preto, letras brancas (formatos que incomodam - e muito - a leitura na tela. E não é só isso: nos botões, as mesmas repetições de sempre.

Play aparece 2 vezes no destaque principal, e sempre que o mouse passa em cima das outras imagens.

Na mesma manchete de página, Vídeo aparece quatro vezes. Sem contar search video (obviamente) e featured video nos destaques inferiores.

Falta mais?

A pensar,

LM

23 de out. de 2008

E na web?


O blog da SND Oriente Médio/África replica fac-símile de página publicada na versão impressa do jornal The National, de Dubai, sobre a queda do preço do petróleo por conta da crise dos EUA. A infografia que ilustra o texto tem interatividade, movimento e provoca imersão. Tudo isso no papel. E na web? O que ela teria?
A pensar,
LM

Para rolar a página

Nova página da badaladissima revista Slate destaca as imagens, aposta em um visual clean, mas faz rolar a página. Voltamos ao scroll down.

LM

22 de out. de 2008

Ainda no esporte

Então, tá combinado. Vamos legendar os ícones. Na página do ao vivo do G1 da Copa Sul-Americana ganharam texto os botões de vídeo e áudio. Se pensarmos que esses botões de navegação são praticamente idênticos ao de um controle remoto, vale a pergunta: qual é o sentido de a web - pra lá de moderna - ter legenda e os controles de tevê -pra lá de antigos - não ter?

Pela legenda no controle remoto. Viva o design informacional!

A pensar,

LM

Em tempo real, 1, 2, 3 ...

Faltou feeling de primeira página (de papel) na edição da capa do G1 para a chamada da Copa Sul-Americana. Até agora, há dois jogos no ao vivo do portal. Se houvesse três, quatro, cinco, os selos com as mesmas chamadas ficariam pululando na home.

A pensar,

LM

Database City


Vale quanto pesa um dos projetos selecionados para o Visualizar'08 - Database City: é o Murmur, da Writing Academic English, que pretende mapear como a mídia cobre a cidade, do ponto de vista do jornalismo e das fontes oficiais. A idéia é criar um atlas de percepção da imprensa, baseada em temas, espaço e temporalidade.
A pensar,
LM

21 de out. de 2008

Visualópolis

Um pouquinho do talento de Alberto Cairo. Explore a Visualópolis. Só não precisava justificar a página em construção.

LM

Impressões de Alberto Cairo na Exame

La infografía de Exame está centrada en la estadística y la cartografía, y su calidad técnica es más que notable. De ahí que el enfoque de la consultoría (días 8, 9 y 22 de septiembre) no fue el de un clásico programa de formación, o el de un seminario sobre software puntero. Al contrario, lo más interesante de las sesiones con la redacción fue que, a petición nuestra, en todas ellas participaron no sólo diseñadores, sino también editores, redactores y varios miemtros del staff directivo.

Íntegra

LM

20 de out. de 2008

Tendências do jornalismo

Está no ar a nova edição da revista Trípodos, da Faculdade de Ciências da Comunicação Blanquerna Ramon Llull. Destaque para os artigos de Ramón Salaverría e José A. García Avilés,
La convergencia tecnológica en los medios de comunicación: retos para el periodismo, e Pere Masip e Josep Lluís Micó, Recursos multimedia en los cibermedios españoles. Análisis del uso del vídeo en El País.com, El Mundo.es, La Vanguardia.es y Libertad Digital.

LM

19 de out. de 2008

Obama e McCain em base de dados


Especial do Washington Post conta a biografia dos candidatos à presidência dos EUA por meio de cronologia em base de dados

LM

Outro lado. Pelo leitor

A capa do Globo digital usa open source para comentar o caso Eloá. Participação também vira repercussão.
LM

18 de out. de 2008

Aperte "Play"

Entrada do webdocumentário Nação Palmares, vencedor do Prêmio Vladimir Herzog. De cara, a chamada orienta o usuário a apertar o botão play. Viva a redundância!

Mais adiante, a hipermídia lembra, com menos requinte, o formato da revista Neo, um dos primeiros modelos de produção digital pensado para CD-ROM.

A Neo surgiu em 1994 sob o comando do jornalista Silvio Giannini, e não atravessou os anos 2000. Mas sem dúvida, representou o que de melhor se fez até agora ao misturar áudio, vídeo e texto no Brasil.

A pensar,
LM

17 de out. de 2008

Vampire Energy



By Nigel Holmes
LM

It´s tje economy, stupid!

Imperdível a entrevista de Nigel Holmes ao Poynter.

A pensar,

LM

16 de out. de 2008

Siga a Bolsa de Valores



Chamada do G1 convida o leitor a seguir o mercado financeiro. Como assim? Ainda que o limite seja o número de toques, vale a pena cortar o que sobra do título "Dólar em alta na casa dos..." Siga soa pra lá de estranho...
A pensar,
LM

15 de out. de 2008

Projeto gráfico e editorial

Nova home do UOL

No caminho: os vídeos não têm as chamadas clique aqui para assistir ao vídeo. Gracias.

LM

13 de out. de 2008

"No soy nada de 'gadgets'"


Em entrevista ao jornal El Pais, o jornalista e infografista Alberto Cairo afirma o computador não é determinante para planejar suas páginas. Pelo contrário. Faz os esboços no papel. Usa a máquina para finalizar o conteúdo.
A pensar,
LM

12 de out. de 2008

11 de out. de 2008

Vencedores HTTPTAGs



Instituto Sérgio Motta divulga vencedores do HTTPTAGs

LM

10 de out. de 2008

O resgate

Cartoon da Economist resume muito bem a crise nos EUA
LM

Crise dos EUA (quase) em tempo real

explore
Destaque para o infográfico do El Mundo com informações atualizadas sobre o movimento do mercado financeiro no mundo por conta da crise dos EUA.
LM

9 de out. de 2008

A geografia do voto

estadao.com mapeia a votação das eleições municipais pelo País.

LM

Google nas eleições

Base de dados + algorítimos + automação. É assim que o Google tem trabalhado na constituição de conteúdo digital.
Vale a questão: a base de dados + automação são, de fato, o commodity da rede?
A pensar,
LM

7 de out. de 2008

Information design


Track the Electoral College

Infografico do Takeaway compara pesquisas de intenção de voto divulgadas por agências como CNN, Washington Post, MSNBC e New York Times, entre outras...

Vale a pena analisar a diferença de resultados.

A pensar,

LM

Infographic movie



knowledge (subtitled version) from Axel Rudolph on Vimeo.

O infográfico em vídeo ou (vídeo-infográfico?) mostra em cinco minutos um mapa dos conflitos no Oriente Médio.

Fonte: information aesthetics

A pensar,
LM

6 de out. de 2008

No caminho 4...


Mapa do Globo com os dados da eleição municipal pelo País.

LM

No caminho 3...

O estadão.com mostra o desempenho dos candidatos à Prefeitura de São Paulo por bairros.
LM

No caminho 2...


Mapa do G1 com o resultado das eleições municipais no País.
LM

No caminho...



Interessante o infográfico do UOL Eleições sobre o mapa de campanha dos candidatos à Prefeitura de São Paulo.
LM

Copy/paste



Não adianta transpor. Fica ilegível. Se não dá para desenhar um quadro para a web, melhor fazer a tabela no publicador. Escanear e jogar no ar resulta em uma imagem espremida, difícil de ler.

A pensar,
LM

5 de out. de 2008

Você customiza informação?

O Wall Street Journal oferece personalização de news alerts com as Mais Populares da Semana.

Interessa receber apenas o que dá mais audiência?

A pensar,

LM

4 de out. de 2008

Qual é a música?

Reprodução Wall Street Journal
Um quizz do WSJ brinca com as músicas que integram a campanha à Presidência dos EUA. O usuário tem que relacionar o candidato à canção. Antes, os jogos de adivinhação se restringiam a desenhos textuais, enquetes a resposta dada em um clique.
LM